Share

O Sindeess – Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Belo Horizonte, Vespasiano, Nova Lima e Sabará. Foi fundado em 21 de Abril de 1955. Da data de fundação até 1986, o sindicato esteve a serviço dos patrões. A filiação ao sindicato era feita juntamente com a assinatura do contrato de trabalho, ou seja, obrigatório. Por outro lado, os patrões não cumpriam as leis, a exemplo de não pagar: adicional noturno, adicional de insalubridade, férias em dia e os salários em muitas empresas eram pagos em até seis meses de atrasos. A Santa Casa já era vanguarda neste processo.

No ano de 1986, um grupo de companheiros conseguiu montar uma chapa de oposição e disputar as eleições, isso só foi possível porque teve uma greve em 34 hospitais, e a oposição foi quem dirigiu a greve, uma vez que os pelegos fugiram. Em seguida veio a eleição, e a oposição disputou e foi vencedora, mesmo assim teve que tomar posse à força, já que os pelegos se negavam a dar posse a nova diretoria.

O sindicato também cumpriu o papel destacado nas lutas especificas da categoria e nas lutas gerais. Contribuiu ativamente na construção da Central Única dos Trabalhadores(CUT), participou da luta pelo"Fora Collo",contra as Reformas do Governo FHC, apoiou diversas ocupações urbanas e as lutas dos Sem-Terra, teve representação na executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridades Social (CNTSS), na executiva da CUT-Minas e agora tem um papel destacado na construção da CONLUTAS e na Luta contra as Reformas Neoliberais do Governo LULA, ou seja, a partir de julho de 1986, sempre esteve a frente nas principais lutas em defesa dos direitos dos trabalhadores. Acaba de ter uma importante vitória, que é a representação da nova base, nas cidades de Caete, Nova Lima, Vespasiano e Sabara.Mas a luta continua.

Os problemas aqui expostos, só vêm reforçar que e preciso destruir o Capitalismo e construir uma Sociedade Socialista onde não haja explorados e nem exploradores.

Este site é mais um instrumento que o Sindicato coloca a serviço dos trabalhadores. É um espaço de informação, comunicação, de serviços que nos ajudam a organizar e expandir nossa luta.

Só a luta muda a vida!

Share

Sindicato dos Empregados em Estabelecimento de Serviços de Saúde de BH e região © 2012
Rua Floresta, 114 - Bairro Floresta - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31) 2102-2665